A Verdizela

Onde viver faz sentido!

A Verdizela é uma localidade na margem sul do rio Tejo, mais propriamente na freguesia de Corroios, concelho do Seixal e distrito de Setúbal. Encontra-se circundada pelas localidades da Aroeira e de Belverde, e nas proximidades da praia da Fonte da Telha.
As suas infraestruturas comerciais, desportivas e lúdicas, fazem da Verdizela uma zona de referência na margem sul do Tejo, um local aprazível e rodeado de trilhos florestais constituindo uma área de referência para o ciclo turismo ou para percorrer rotas usando bicicleta de montanha.
Constituída por moradias uni-familiares intercaladas por “zona de quintinhas”, coexistindo ainda com uma zona de vivendas geminadas. A cerca de 20 quilómetros de Lisboa, situa-se muito perto do mar e das várias praias da costa ocidental da Península de Setúbal. Possui na sua vizinhança, o internacionalmente conhecido campo de golfe da Aroeira. 

Desenvolvimento

Na década de 1970, neste aldeamento desenhado em plena área florestal, surgem as primeiras moradias enquadradas por espaços verdes. Os anos seguintes fazem da Verdizela um local que sobressai no distrito de Setúbal pela sua localização privilegiada e pela qualidade genérica das suas habitações.

Infraestruturas

A Verdizela integra um centro comercial, o coração da localidade, uma vez que nele está concentrada a atividade de restauração e outro tipo de comércio, que proporciona o convívio e o lazer comunitário. Ao lado deste centro comercial existe um parque desportivo, utilizado por moradores e por muitos outros praticantes de desporto das áreas vizinhas, que constitui uma significativa mais valia da localidade. Também se encontra na Verdizela uma escola privada conhecida, o Colégio Guadalupe.

Curiosidade

Como curiosidade,  uma das possíveis causa do nosso aldeamento chamar-se Verdizela, advém da ave  Vanellus vanellus, que é conhecida pelo nome comum Verdizela.

A Ave Verdizela é uma das aves mais emblemáticas da nossa avifauna invernante, com as suas vocalizações características, e a sua distintiva poupa e o padrão colorido da plumagem.

Medem cerca de 28 a 30 centímetros de comprimento. Quanto à plumagem, exibem um topete ou penacho, testa, garganta, dorso e peito pretos e partes inferiores brancas.Sendo certo que, no dorso, conta com uma penugem de cor negra com matizes esverdeados, que se esbatem no Inverno.  No rosto, exibe um padrão de manchas brancas faciais, que a distinguem das demais aves limícolas. Tem, ainda, patas compridas e esguias. Enquanto espécie insectívora, nutre-se de invertebrados e minhocas. 

Habitat e Calendário

A nível do seu habitat, É uma espécie higrófila, que privilegia espaços abertos, sejam eles à beira-mar, sobretudo de zonas húmidas. 

 A melhor época de observação centra-se nos meses de Outono e Inverno, sobretudo entre Outubro e Fevereiro. Na Primavera, e dado ser uma espécie rara como reprodutora, os seus números caem bastante.

Mapa do Aldeamento da Verdizela

No botão abaixo apresentado poderá efetuar o download do mapa do nosso aldeamento:
Baixar Mapa da Verdizela
Share by: